23 fevereiro 2012

VOLPI



Luis Alfredo Volpi Miranda é um pintor que nasceu na Itália e veio para o Brasil com menos de dois anos de idade. 

Alfredo Volpi

Seus pais instalaram moradia em São Paulo, e desde a infância Volpi misturava tintas para obter novas cores. Considerado auto didata iniciou suas pinturas  com murais decorativos até se tornar mestre de têmpera sobre tela.

Apesar de Volpi receber várias influências artísticas ao longo de sua vida ele nunca gostou de seguir correntes, criando sua própria técnica de pintura.

Com o uso da têmpera, mistura a base de ovo, ele abandona o uso de tinta artificial pela adição de pigmentos naturais como a argila colorida, o ferro, a terra entre  outros.

Marinha (Alfredo Volpi)

Em uma linguagem singular, própria e popular ele retratou paisagens e marinhas, principalmente quando teve de se instalar em Itanhaém, chegando a arte figurativa e abstrata retratada de forma simples e com elegância do povo e a paisagem brasileira.

Paisagem (Alfredo Volpi)

O abstracionismo geométrico aparece presente na obra com bandeiras e mastros presente em festas juninas.

Bandeirinhas e Mastro (Alfredo Volpi)


Em 1953 Alfredo Volpi recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na 2ª Bienal de São Paulo, está entre os quatro maiores pintores da arte brasileira do século XX.

Não participou de grupos europeus e nem de movimentos da elite modernista, e  apesar de ter nascido na Europa, é considerado um pintor de coração brasileiro, com seu próprio traço, forma, cor e liberdade de estilo.

Nasceu em 1896 e faleceu em 1988 aos 92 anos na cidade que o acolheu em São Paulo.

Algumas obras de Alfredo Volpi, um dos mais importantes artistas modernos:

Grande Fachada Festiva (Alfredo Volpi)

Volpi é reconhecido pelas infinitas variações de bandeirinhas de São João, trabalhando o imaginário e a alegria da festa popular.

 
Bandeirinhas Alfredo Volpi









3 comentários:

  1. Qual foi a primeira obra dele?
    por favor me ajude, é para o meu trabalho de artes ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allana, não encontrei em imagem a primeira obra do Alfredo Volpi, no site do Sesc o texto de título Bandeiras Paulistanas, diz que a primeira obra dele foi aos 18 anos uma pintura a óleo em uma tampa de uma caixa de charutos. O site é: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?edicao_id=332&Artigo_ID=5172&IDCategoria=5930&reftype=2

      Excluir
    2. Caso tenha possibilidades vale a pena visitar o MAC USP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, tem vários textos falando sobre o Volpi. Um abraço!

      Excluir