08 julho 2011

A Arte no Dadaísmo

Arte Dadaísta

Surgiu entre 1916 e 1922 como movimento artístico e literário, teve origem em Zurique na Europa e Nova York, e as cidades que o movimento se tornou mais expressivo foram, Berlim, Hanover, Colônia e Paris.
Os Dadaístas queriam chocar a sociedade, com um espírito de protesto e provocação contra uma sociedade que consideravam responsáveis pelos estragos da primeira guerra mundial, era formada não uma arte, mas sim uma anti-arte, pois ignorava a estética, um movimento radical que contestava a tudo e a todos.


Dada 1, ed. Tristan Tzara (Zurich, July 1917), cover, and Dada 2, ed. Tristan Tzara (Zurich, December 1917), cover.


A versão que se conhece sobre o nome desse novo estilo, é que foi um nome escolhido aleatoriamente, pois ao ser aberto um dicionário ao acaso apareceu a palavra “dada”, que foi aceita por um grupo de artistas. A própria palavra dadá não tem outro significado senão a própria falta de significado para o período, no dicionário dada significa “cavalinho de brinquedo”.

Entre os principais nomes do movimento se destacam, na Alemanha Richard Huelsenbeck, R. Hausmann, Johannes Baader, John Heartfield, G.Grosz, Kurt Schwwitters, Max Ernst. Nos Estados Unidos, Francis Picabia e Marcel Duchamp e Man Ray que foi elo de ligação com Albert Gleizes  na Espanha, e também se associando ao grupo de Tzara e Arp em Zurique.

Algumas características do movimento são: a subversão, o niilismo, a irreverência, anarquia, ceticismo, improvisação, crítica ao capitalismo e consumismo entre outros.


Richard Huelsenbeck Dada

Litografia e fotocolagem em papel (Raoul Hausmann)

John Heartfield    A Berlin Saying     Undated
A Berlin saying (John Heartfield) 

Republica automatons (G. Grosz)

Dada Max Ernst - Inauguração da exposição na Galerie au Sans Pareil, Paris, 2 de Maio de 1921

La nourrice americaine (Francis Picabia)

Cadeau  1921(Man Ray)

Marcel Duchamp é um ponto alto da estética, pois, junta a improvisação, a experimentação e a desordem, como a apresentação do Urinol ao Salão dos Independentes em Nova York, causando comoção no meio.
Marcel Duchamp, The Fountain

Bicycle Wheel (Marcel Duchamp)

Marcel Duchamp Sitting Behind Example of Dada Art Premium Photographic Print
Marcel Duchamp sitting behind example of Dada art

A Pintura no dadaísmo foi guiada por um instinto de anarquia e forte niilismo, temas como anti mecanismos ou máquinas de nada, definiam o momento; sem contar que os títulos jamais tinham qualquer relação com o objeto central da obra. A colagem teve papel presente como meio ideia de expressão, com materiais escolhidos ao acaso, estapafúrdios com o sentido de desconcertar e provocar o público, apesar da falta de sentido o movimento protestava contra a loucura da guerra.
Colagem dadaísta


                                                       Kurt Schwitters. Estrelas, 1920. Colagem.




Manifesto dadaísta: "Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e não explico por que odeio o bom-senso." Tristan Tzara

Nenhum comentário:

Postar um comentário