29 maio 2011

Arte na Grécia Antiga

A Arte Grega sempre foi uma referência no legado das artes, dramaturgia, escultura com expressão da perfeição e da arquitetura em um estilo marcante.
A cerâmica utilitária era produzida em grande quantidade para o transporte de água, vinho, azeite e eram utilizadas em festas e rituais religiosos também. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes principalmente dos templos e palácios.
Na pintura através das artes a representação era de cenas religiosas, da vida cotidiana, de batalhas, jogos e temas mitológicos.
As grandes obras da arquitetura como os templos, por exemplo eram erguidos em homenagem aos deuses gregos. As esculturas transmitiam uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos, buscavam aproximar suas obras ao máximo do realismo, utilizando recursos e detalhes como os nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos que são observados nas obras.
Laocconte e seus filhos.
A arte grega antropocêntrica se preocupava com o realismo, procurando exaltar a beleza humana, destacando a perfeição de suas formas, e ainda racionalista refletindo em suas manifestações as observações concretas dos elementos que envolvem o homem.
Enquanto a arte egípcia focava o espírito, a arte grega procurava representar a  inteligência, pois o povo entendia que seus reis não eram deuses, mas pessoas que trabalhavam a serviço do povo. Foi um período humanista com grande ênfase ao culto pela beleza. 
Uma das artes mais consagradas na Grécia foi o teatro, apresentado em arenas com acústica e abordando temas profundos em formas de tragédias ou comédias, peças apresentadas em festas religiosas. O teatro era ao ar livre e os atores usavam máscaras, os três autores mais destacados foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes suas obras, escritas no séc V a.C.
Na Arquitetura um templo bem conhecido é o Acrópole de Atenas construído no ponto mais alto da cidade entre 447 a 438 a.C. com funções religiosas e ponto de observação militar com colunas de estilo arquitetônico dórico.
Foram três estilos arquitetônicos:
Dórico com estilo sóbrio e mais simples;
Jônico com estilo elegante e adornos arredondados;
Coríntio ornamentado em forma de folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário