25 maio 2011

Arte na Mesopotâmia

  A Arte Mesopotâmica

Os povos mesopotâmicos são civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates.
Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônios. Esses povos buscavam regiões férteis, próximas aos rios, para desenvolverem suas comunidades.
Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses. A produção de objetos de cerâmica alcançou notável desenvolvimento entre os persas, que utilizavam também tijolos esmaltados. Além disso, na Mesopotâmia a ourivesaria era uma das atividades artísticas mais importantes.

 
Teocráticas e absolutistas, as civilizações mesopotâmicas produziram manifestações artísticas subordinadas aos interesses do estado e da religião, o que não impediu a criação de formas expressivas de grande originalidade e valor estético.
A guerra era uma constante preocupação dos governos das cobiçadas terras da Mesopotâmia, razão pela qual grande parte da produção artística se voltava para a glorificação das vitórias militares. Outro fator foi o importante papel desempenhado pela religião nos assuntos de estado. Dava-se especial importância às construções religiosas e a maioria das esculturas serviam para fins espirituais, o último fator foi a influência exercida pelo meio ambiente. Em virtude da inexistência de pedra e madeira na planície aluvial, os escultores dependiam da importação desses materiais ou tinham que utilizar substitutos como a terracota.
Poucas obras da arquitetura sobreviveram ao tempo, ou por que na sua maioria eram construídas com tijolos de barro, ou devido as inúmeras guerras vividas pela região.
As principais estátuas da região representam homens em pé, e são chamadas de "oradores", onde destacam-se a face e principalmente os olhos. No entanto, os relevos foram a principal expressão artística da região, não só pelas características artísticas, mas para a compreensão da história e da religiosidade dos povos.
Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses.   


  
    


                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário