26 maio 2011

Arte Egípcia


Busto Nefertiti

É uma arte que surgiu por volta de 3000 a. C, mas a pintura destaca-se entre 1560 e 1309 a.C. Essa civilização era muito complexa, porém de uma grande riqueza em seu desenvolvimento cultural.
Por haver uma forte crença na vida após a morte a arte era envolvida em um aspecto muito religioso.
A arte egípcia, em semelhança com a arte grega, apreciava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram nitidamente coloridos, e o colorido não era meramente decorativo, havia um valor simbólico.
Com uma representação estilizada o observador tem três pontos de vista: de frente, de perfil e de cima.
Na representação da figura humana, o rosto era apresentado de perfil mesmo com os olhos sendo mostrados de frente, o tronco de frente e as pernas de perfil.



Outro aspecto era que as pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior, em ordem de tamanho primeiro vinha o Faraó, depois a esposa, sacerdotes, escribas, soldados e o resto do povo.



Ao esculpir e pintar os egípcios tinham o propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos Faraós, deuses e de seu povo em menor escala.
Nas pirâmides foram encontrados tesouros de proporções monumentais. No túmulo de Tutankhamon por exemplo foi encontrado um grande tesouro, o sarcófago era feito em ouro maciço com aplicações em azul, coral e turquesa. O seu trono datado do séc XIV a.C era feito de madeira esculpida, recoberto inteiramente em ouro incrustado com vidros multi coloridos, cerâmica esmaltada, prata e pedras preciosas. Além dessas peças e um tesouro esplêndido a máscara de Tutankhamon é uma peça de rara beleza.

Máscara mortuária de Tutankhamon

Características gerais da pintura:
- Ausência de três dimensões;
- Falta da profundidade;
- Colorido com a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo;
- Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse
representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus
pés eram vistos de perfil.
Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós.
Desenvolveram três formas de escrita:
Hieróglifos - considerados a escrita sagrada;
Hierática - uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos
sacerdotes; e
Demótica - a escrita popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário